terça-feira, 17 de abril de 2012

AVON: A nova tendência é o conservadorismo? ( Noticia ) - AVON: The new trend is conservatism? (News)

A Avon Brasil está no meio de uma polêmica que coloca em risco a imagem da marca de 125 anos no país. O motivo é o fato da empresa disponibilizar em seu catálogo mais de 400 títulos de livros de Silas Malafaia, pastor que mostra ter orgulho de ser o inimigo número um dos ativistas que lutam por direitos e pela igualdade de homossexuais no Brasil.

Segundo o pastor existe um plano do ativismo Gay para instaurar a “ditadura gay” (sic) no Brasil. A falácia é apoiada por parlamentares como Magno Malta e o atual ministro nomeado por Dilma, Marcelo Crivella.

 A polêmica acirrou depois que a editora do pastor trouxe para o Brasil o livro, “A estratégia: o plano dos homossexuais para transformar a sociedade’’. O livro escrito pelo pastor Louis Sheldon é uma proposta pseudo-científica contra a causa LGBT. A obra usa de charlatanismo e conclusões baratas para colocar a população contra homossexuais. Sheldon Chega ao desatino de incluir a homossexualidade como o maior dos problemas em bairros mais pobres. Esse é o tipo de absurdo que teocratas falam e parece que ninguém levará  a sério. Mas infelizmente sempre tem que leva. Em nosso país Crivella, com discurso bem parecido com o de Malafaia, foi nomeado ministro pela presidenta, tornando-se dessa forma mais influente no Planalto.

 No Brasil, embora a Constituição Federal não permita discursos e apologia a práticas que firam a dignidade humana, vem crescendo entre grupos conservadores a reivindicação por uma suposta liberdade absoluta de expressão, nesse caso, a deles, pois todos que pensam diferente devem ser processados. Apesar de orgulhar-se em ser inimigo número um do PLC122 e da causa Gay, hoje em seu programa, o pastor ameaçou processar quem o chama de homofóbico.

 O que a Avon ganha promovendo livros de um autor que dedica a maior parte de sua vida contra o direito de uma minoria?

 Se estivesse analisando programas de TVs eu diria que se ganha polêmica e provavelmente audiência, mas estou falando da imagem de uma marca e quando uma mulher compra batons, maquiagens ou produtos anti-idade ela compra junto esta imagem.

 Fica então a pergunta, que conceito a empresa terá vendendo maquiagem e apoiando alguém que se dedica a pregar contra uma minoria?

 Alguns podem dizer que tudo isso é bobagem, que protestar contra a  AVON seria radicalismo de ativistas, que ela apenas revende os livros do pastor, mas vamos imaginar que uma grande livraria colocasse como destaque em suas vitrines o livro de Adolf Hitler, Mein Kampf como grande sugestão de leitura. Alguém diria que isso é liberdade de expressão? Alguém ousaria dizer que essa livraria vende apenas o livro e que as opiniões escritas por Hitler não representam a filosofia da empresa? Pois é, quando a obra contra judeus foi escrita o autor estava apenas se expressando, o massacre que veio depois nós hoje conhecemos.

 O Brasil está em primeiro lugar do mundo em assassinatos de LGBTs e nem mesmo isso parece sensibilizar a Multinacional AVON, No exterior a empresa foi premiada por promover a igualdade. Parece que por aqui prefere focar no público conservador, mas será que associar maquiagem à dogmas religiosos é mesmo um bom negócio?

 O mercado de cosméticos é um dos que mais cresce no mundo e o Brasil é o segundo consumidor, um erro estratégico pode ser fatal pra permanência de uma marca no mercado. Mesmo que o livro citado não apareça no catálogo da AVON é estranho a empresa apoiar outra que promove este tipo de ideologia.

 Eu conversei com o maquiador Emanuel Silva, que trabalha com diversas marcas internacionais e é consultor estrela na AVON. Ele declarou:

 “Assim que soube que a Avon não pretendia retirar o livro de Silas Malafaia do catálogo, apesar de toda campanha anti-gay que ele vem fazendo publicamente, decidi que precisava me manifestar. Escrevi para a empresa demonstrando minha indignação e pedi cancelamento do meu cadastro. (…) é uma empresa que está no mercado há mais de 125 anos e sempre prezou pelo bom nome, mas enquanto isso não acontece, não cooperarei com a emrpesa.”

 Confira abaixo a resposta genérica que a AVON tem dado a vários ativistas:

 “A Avon tem como um de seus mais importantes pilares o respeito à diversidade, em todos os seus aspectos, e busca atender de forma ampla e democrática aos consumidores de mais de 100 países, oferecendo uma ampla variedade de cosméticos e outros produtos – entre eles os livros -, para atender à pluralidade de preferências, ideias e estilos de vida.

 No que se refere aos livros, oferecemos títulos já consagrados pelo público que espelhem essa diversidade, ainda mais forte em um país multicultural de dimensões continentais. Entendemos que não nos cabe questionar posicionamentos religiosos, políticos ou ideológicos dos autores dessas publicações, mas estamos sempre atentos a opiniões e pontos de vista como os seus, que serão considerados por nossa equipe para aperfeiçoar nossa seleção. Agradecemos por compartilhar sua opinião conosco.”

--------------------------------------------------------------------------------------

Avon Brazil is in the midst of a controversy which threatens the image of the mark 125 years in the country. The reason is that the company made available in its catalog over 400 titles of books Malafaia Silas, pastor shows that take pride in being the number one enemy of the activists who fight for rights and equality of homosexuals in Brazil.

According to the pastor there is a plan to establish a Gay activist "gay dictatorship" (sic) in Brazil. The fallacy is supported by parliamentarians as Magno Malta and the current minister appointed by Dilma, Marcelo Crivella.

 The controversy intensified after the publisher of the Shepherd brought to Brazil the book, "Strategy: the plan of homosexuals to transform society.'' The book written by Pastor Louis Sheldon is a pseudo-scientific proposal against the LGBT cause. The work uses findings of quackery and cheap to put the population against homosexuals. Sheldon arrives at the folly of including homosexuality as the greatest problems in poorer neighborhoods. This is the kind of nonsense that theocrats say and it seems that nobody takes seriously. But unfortunately always have to take. Crivella In our country, with a speech very similar to that of Malafaia, was appointed minister by the president, thus becoming more influential in the Plateau.

 In Brazil, although the Constitution does not allow speeches and condoning practices that hurt the human dignity, has been growing among conservative groups claim by a supposed absolute freedom of speech in this case to them, for everyone who thinks differently should be processed. Although proud to be the number one enemy and cause PLC122 Gay, now in its program, the pastor who threatened to sue called homophobic.

 What Avon wins promoting books from an author who devotes most of his life against the right of a minority?

 If you were analyzing TV programs that I would win and probably controversial hearing, but I'm talking about the brand image and when a woman buys lipstick, makeup and anti-aging products she buys with this image.

 The question then becomes, what a concept the company will be selling makeup and supporting someone who is dedicated to preaching against a minority?

 Some may say that all this is nonsense, which would protest the AVON radical activist, she only sells the books of the pastor, but let's imagine that a large bookstore put in their windows as a highlight of the book Adolf Hitler, Mein Kampf as great suggested reading. Someone would say this is free speech? Does anyone dare say that this bookstore only sells the book and the reviews written by Hitler did not represent the company's philosophy? Well, when the work was written against Jews only if the author was expressing the massacre that followed we know today.

 Brazil is in first place worldwide in the murders of LGBT people and even that seems to sensitize the Multinational AVON, Outside the company was awarded for promoting equality. It seems that around here prefer to focus on conservative audience, but will join the religious dogmas makeup is simply good business?

 The cosmetics market is one of the fastest growing in the world and Brazil is the second largest consumer, a strategic mistake can be fatal to the permanence of a brand. Even if the book mentioned does not appear in the catalog AVON is strange to support another company that promotes this kind of ideology.

 I talked to the makeup artist Emanuel Silva, who works with several international brands and is a consultant at AVON star. He said:

 "Once we knew that Avon did not intend to withdraw the book Silas Malafaia book, despite all the anti-gay that he has done publicly, decided I needed to express myself. I wrote to the company demonstrating my outrage and asked cancellation of my registration. (...) Is a company that has been in business for over 125 years and always prized the good name, but until that happens, do not cooperate with emrpesa. "

 Check out the generic response that AVON has given many activists:

 "Avon has as one of its most important pillars of respect for diversity in all its aspects, and aims to meet democratic and broadly to consumers in over 100 countries, offering a wide range of cosmetics and other products - including the books - to meet the plurality of preferences, ideas and lifestyles.

 With regard to books, titles offer already accepted by the public that reflect this diversity, even stronger in a multicultural country of continental dimensions. We understand that we must not question placements religious, political or ideological authors of these publications, but we are always looking for opinions and views like yours, that will be considered by our team to improve our selection. Thank you for sharing your feedback with us. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário